No começo do século XX, Max Weber, publicou um livro a respeito das grandes organizações da sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e começou a designar o século XX como o século das burocracias, pois achava que estas eram as organizações características de um novo tempo, provida de novos valores e de novas exigências. O surgimento das burocracias coincidiu com o surgimento do capitalismo, graças a inúmeros fatores, dentre os quais a economia do tipo monetário, o mercado de mão-de-obra, o surgimento do estado-nação centralizado e a divulgação da ética protestante (que enfatizava o trabalho como um dom de Deus e a poupança como forma de evitar a vaidade e a ostentação).
O primeiro teórico das organizações foi Max Weber que estudou as organizações sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com sua racionalidade, isto é, com a relação entre os meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados. A organização por excelência, para Weber, é a burocracia.
A abordagem estruturalista se divide em:
Fonte: ADMINISTRADORBR. Abordagem estruturalista. Arq. Texto. Site INFOESCOLA. Dez. 2010. Disponível em: <http://www.administradorbr.com/2010/03/abordagem-estruturalista.html>. Acesso em: 17 dez. 2010.
Abaixo, alguns vídeos que definem muito bem essas abordagens:
TEORIA DA BUROCRACIA
Abordagem inicial sobre burocracia
regras, normas, leis e hierarquia
manuais de rotina e críticas à burocracia
TEORIA ESTRUTURALISTA
Abordagem inicial sobre teoria estruturalista
Tipologia por estrutura
Tipologia por poder
Tipologia por benefício
Contribuições da teoria estruturalista
- A organização é como um sistema construído intencionalmente e em constante relação de intercâmbio com seu ambiente.
- No homem organizacional estão presentes características como a flexibilidade, a resistência à frustração, a capacidade de adiar as recompensas e o desejo permanente de realização.
Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm
Nenhum comentário:
Postar um comentário