sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA - TEORIA DA BUROCRACIA x TEORIA ESTRUTURALISTA

No começo do século XX, Max Weber, publicou um livro a respeito das grandes organizações da sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e começou a designar o século XX como o século das burocracias, pois achava que estas eram as organizações características de um novo tempo, provida de novos valores e de novas exigências. O surgimento das burocracias coincidiu com o surgimento do capitalismo, graças a inúmeros fatores, dentre os quais a economia do tipo monetário, o mercado de mão-de-obra, o surgimento do estado-nação centralizado e a divulgação da ética protestante (que enfatizava o trabalho como um dom de Deus e a poupança como forma de evitar a vaidade e a ostentação).

As burocracias despontaram a partir da era vitoriana como decorrência da necessidade que as organizações sentiram de ordem e exatidão e em função das reivindicações dos trabalhadores por um tratamento justo e imparcial. O modelo burocrático de organização surgiu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos e parcialistas típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da revolução Industrial. Na verdade, a burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da revolução industrial, embora tenha suas raízes na antigüidade histórica, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com a maior eficiência possível.

O primeiro teórico das organizações foi Max Weber que estudou as organizações sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com sua racionalidade, isto é, com a relação entre os meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados. A organização por excelência, para Weber, é a burocracia.

Com o aparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa, até então introspectiva e voltada apenas para os fenômenos internos da organização, ganhou uma nova dimensão através da abordagem estruturalista: além do enfoque intra-organizacional surgiu também o enfoque interorganizacional. A visão estreita e restrita aos aspectos internos da organização passou a ser ampliada e substituída por uma visão mais ampla, envolvendo a organização e suas relações com outras organizações dentro de uma sociedade maior. A partir daqui, a abordagem estruturalista se impõe definitivamente sobre a abordagem clássica e a abordagem humanística embora predomine a ênfase na estrutura, a visão teórica ganha novas dimensões e novas variáveis.
A abordagem estruturalista se divide em:









Fonte: ADMINISTRADORBR. Abordagem estruturalista. Arq. Texto. Site INFOESCOLA. Dez. 2010. Disponível em: <http://www.administradorbr.com/2010/03/abordagem-estruturalista.html>. Acesso em: 17 dez. 2010.

Abaixo, alguns vídeos que definem muito bem essas abordagens:

TEORIA DA BUROCRACIA

Abordagem inicial sobre burocracia

regras, normas, leis e hierarquia

manuais de rotina e críticas à burocracia

TEORIA ESTRUTURALISTA


Abordagem inicial sobre teoria estruturalista

Tipologia por estrutura

Tipologia por poder

Tipologia por benefício

Contribuições da teoria estruturalista

Também devemos ter em mente que para os estruturalistas:


- A organização é como um sistema construído intencionalmente e em constante relação de intercâmbio com seu ambiente. 
- No homem organizacional estão presentes características como a flexibilidade, a resistência à frustração, a capacidade de adiar as recompensas e o desejo permanente de realização.

Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm

Nenhum comentário:

Postar um comentário