sábado, 11 de dezembro de 2010

O QUE É EMPOWERMENT?

Este é um outro conceito, muito fácil e muito pedido nos concursos.

Empowerment , ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Para avaliar o desenvolvimento, ou grau de maturidade deste conceito dentro de uma organização, se avalia o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.
O empowerment se dá quando o colaborador tem mais liberdade, a liberdade e poder de decisão, e consequentemente maior  participação na organização. Para que isso aconteça, uma possível solução viável que promoveria rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão de toda organização é a utilização de equipes autodirigidas, a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações, pois fazem com que haja compartilhamento do poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado.
A prova do concurso da Eletrobras para administrador na questão 42 (2002) ficou evidente os requisitos para implantação do empowerment: competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.

O empowerment tem como bases principais:
  1. Poder: dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
  2. Motivação: para incentivá-las continuamente, ou seja, reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
  3. Desenvolvimento: dispor recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional com treinamentos continuados, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas e desenvolver talentos na organização.
  4. Liderança: Orientando as pessoas, definindo objetivos e metas, abrindo novos horizontes, avaliando o desempenho e proporcionando retroação.
O empowerment não é algo fixo, mas funciona em um continuum que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder. Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.

Este conceito também tem forte relação com a liderança e a cultura organizacional. É extremamente difícil usar a técnica do empowerment se a cultura organizacional for baseada em tomadas de decisões centralizada. Nesse sentido, é necessário perder o medo de delegar poder, para que os processos fiquem mais eficazes e os colaboradores se sintam mais úteis ao fazer parte diretamente das tomadas de decisão.

Fonte: WIKIPEDIA. Empowerment . Arq. Texto. Site WIKIPEDIA, Dez. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Empowerment>. Acesso em: 11 dez. 2010.


Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm

Nenhum comentário:

Postar um comentário