terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MERCADO DE OPÇÕES

Como em alguns concursos as empresas possuem capital aberto (listado na bolsa de valores) pode ser interessante saber algo referente a isso, nesse sentido deixo algo sobre o mercado de opções.
Mercado de opções é o mercado onde negociam-se opções, que são instrumentos financeiros utilizados no mercado financeiro. E por se tratar de opção, o detentor do direito do exercício de opção exercerá seu direito, se isso for conveniente para si, ou seja, a opção confere ao titular o direito, porém não a obrigação de comprar ou vender um determinado ativo (ex ação, título ou bem qualquer) por um valor determinado.
Uma opção, como o próprio nome diz, é de exercício opcional, ela só dá direitos a seu possuidor. O emissor ou lançador de opções, por outro lado, assume a obrigação de honrar o prometido pelo papel. Por conta disso, uma opção tem custo adicional, pago pelo possuidor.

O preço pré-determinado de uma opção é conhecido como o preço de exercício. Quando uma opção de compra é exercida, o proprietário (comprador) paga pela ação o preço de exercício. Quando uma opção de venda é exercida, o proprietário (vendedor) recebe pelas ações o preço de exercício.
A data após a qual a opção deixa de existir corresponde a data de exercício.
Há dois tipos de opções que são muito importantes conhecer:
  • Opções Americanas - possui um direito que pode ser exercido a um determinado preço a qualquer momento até a data de exercício.
  • Opções Européias - possui um direito que poderá ser exercido somente na data de exercício.
Fonte: WIKIPEDIA. Mercado de opções. Arq. Texto. Site WIKIPEDIA, Fev. 2008. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_op%C3%A7%C3%B5es>. Acesso em: 14 dez. 2010.

Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm

Nenhum comentário:

Postar um comentário