sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NORMAS ABNT NBR ISO 9000:2000

ISO significa Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países, fundada em 1947 em Genebra, tendo como função promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), onde a ISO 9000 é um modelo de padronização.
A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos estão:

- padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente 
- monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios 
- implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo
- inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário
- revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia 

FAMÍLIA

A família de normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:

- ABNT NBR ISO 9000:2000 - descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas
ABNT NBR ISO 9001:2000 - especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente
ABNT NBR ISO 9004:2000 - fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas. 
Não existe certificação para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000.

Fonte: DESIDÉRIO. ISO 9000 - conceitos. Arq. Texto. Site OFICINADANET. Set. 2007. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/491/iso_9000_-_conceitos>. Acesso em: 17 dez. 2010.

Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário