quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

O planejamento de recursos humanos, entre outros aspectos, é um processo de decisão que permite as empresas coordenarem adequadamente as necessidades de contratação e colocação de seus recursos humanosa, ou seja, prevê sistematicamente as ofertas e demandas futuras de empregados para organização.
De modo geral, o planejamento de RH depende os seguintes fatores:
 
- Necessidades da organização quanto a seus recursos humanos
- Situação do mercado de recursos humanos
- Rotatividade de pessoal
- Absenteísmo
   
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
 
Hoje, com os novos desafios impostos pela era da informação, a estratégia organizacional tornou-se o mecanismo de interação e sobrevivência num ambiente mutável, dinâmico e competitivo. Vivemos a época da gestão de pessoas, com pessoas, dando ênfase ao capital humano e intelectual. Assim, o planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais das pessoas.
Ackoff aponta três filosofias de planejamento estratégico:
 
- Planejamento conservador e defensivo
- Planejamento otimizante e analítico
- Planejamento prospectivo e ofensivo
 
Além disso, o planejamento estratégico de RH pode ser feito em momentos distintos do planejamento estratégico da organização, recebendo as seguintes denominações:
 
- Planejamento adaptativo
- Planejamento autônomo ou isolado
- Planejamento integrado
 
MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
 
1 - Modelo baseado na procura estimada do produto: relaciona o número de pessoas com o volume de procura do produto.

2 - Modelo baseado em segmentos de cargos: projeta os níveis futuros de mão-de-obra para cada área funcional, correlacionando-os com o fator estratégico correspondente.
 
3 - Modelo de substituição de postos-chave: projeta as futuras substituições em função do status dos candidatos internos – promovabilidade e desempenho atual.
 
4 - Modelo baseado no fluxo do pessoal: baseado nas informações passadas de pessoas que deixam a organização e que são promovidas, permitindo predizer quantas pessoas deverão ser admitidas, para manter a estabilidade.
 
5 - Modelo de planejamento integrado: leva em consideração o volume de produção planejado, mudanças tecnológicas, condições de oferta e procura no mercado e planejamento de carreiras.

Fonte: SANTOS, M. Q. G. Planejamento de recursos humanos. Arq. Texto. Site PROFISSIONALIZANDO. Fev. 2009. Disponível em: <http://www.profissionalizando.net.br/administracao-de-empresas/156-recursos-humanos/1484-planejamento-de-recursos-humanos>. Acesso em: 16 dez. 2010.

Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm

Nenhum comentário:

Postar um comentário