Existe um estreito vínculo entre competências organizacionais e estratégia corporativa que delimita as características dos processos de que a organização necessita para atingir seus objetivos, ou seja, são necessárias para compreensão do negócio, seus objetivos, relações com o mercado, ambiente sócio político. Para entender melhor as competências organizacionais, há alguns aspectos que devem ser levados em consideração:
- Compromisso com Resultados: Liderar com foco em objetivos quantitativos e qualitativos, pois se aceita pelos liderados poderá gerar estímulos positivos na equipe, tornando-a cada vez mais compromissada com as metas a serem atingidas.
- Gerenciar Tempo: Estabelecer metas, priorizar tarefas, lidar com os desperdiçadores de tempo, fazer análise do tempo e criar e maximizar sua programação de uso do tempo.
- Gerenciar Recursos: Zelar pelo controle da previsão orçamentária do departamento ou unidade de negócio e como analisar e justificar um investimento. Equacionar a mão-de-obra disponível com os recursos técnicos disponíveis.
- Planejamento e Organização: O líder deve coordenar suas próprias tarefas e também de sua equipe, incluindo o planejamento (plano de ação/cronograma), a organização (distribuição de trabalhos), e as tarefas seqüenciais (ações), bem como a seleção e a alocação de recursos necessários.
- Liderar: Administrar equipes com eficácia delegando eficazmente, ampliando as oportunidades e demonstrando justiça ante seus feitos. Criar um clima propício ao desenvolvimento ampliando os desafios e as oportunidades para criar um clima que favoreça o desenvolvimento de sua equipe. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas agindo com decisão e equidade quando estiver lidando com colaboradores com problemas. Formar uma equipe de talentos investindo no desenvolvimento do potencial de seus colaboradores, identificando e oferecendo novos desafios e responsabilidade compartilhada.
- Atuar estrategicamente: Estabelecer conexão com dois tipos de ambientes que influenciam diretamente nos resultados da equipe: os internos e os externos. Atuar de forma a antever oportunidades e ameaças, tendências e inovações possibilitando o agir.
Fonte: CATHO. Modelos de habilidades e competencias. Arq. Texto. Site CATHO, Dez. 2010. Disponível em: <http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php>. Acesso em: 16 dez. 2010.
A constante evolução e aprimoramento dessas competências permite um sistemático refinamento e reformulação da estratégia corporativa.
Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm
Nenhum comentário:
Postar um comentário