terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TIPOS DE ESTOQUES

Outro tema muito importante a gestão de estoques, sendo necessária a assimilação por parte do concursando.
A gestão de estoques é fundamental no gerenciamento da cadeia de suprimentos pois funcionam como amortecedores das incertezas de mercado e por conseqüência a variabilidade de demanda, porém é necessário equilibrar seus investimentos, evitando excessos ou faltas.
Existem vários tipos de estoques que podem ser classificados de acordo com as funções que desempenham, entre eles:

- Estoques de Antecipação: são estoques criados procurando antecipar uma demanda futura prevista, tal como promoções, ou prevenção de alguma greve por exemplo.
- Estoque de Tamanho de Lote: são gerados quando o tamanho de lote é maior do que o necessário. Ele é maior por várias razões, como por exemplo: descontos em função de compras em grande quantidade, lote mínimo do fornecedor ou de fabricação, redução dos custos de transportes e custos de administração.
- Estoque de Transporte: existem em função de transportar os produtos de um lugar para outro, ou de uma fábrica para outra, ou da fábrica para o centro de distribuição ou a um cliente. Este estoque é proporcional ao tempo para efetuar o transporte e ao volume transportado.
- Estoque de Especulação: são gerados quando certos produtos variam muito de preço e os compradores têm expectativa de aumento futuro. O objetivo é antecipar a ocorrência de escassez, criar valor ao produto e a correspondente efetivação do lucro.
- Estoque de Flutuação ou Estoque de Segurança: tem a finalidade de prevenir perturbações na produção ou no atendimento a clientes, relacionadas com o esvaziamento do estoque resultante da demanda ou do lead time serem maiores que o esperado.


Fonte: Alvim, S. Gestão de estoques. Arq. Texto. Site NEWSLOG, Mar. 2005. Disponível em: <http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=715548&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=529153&Titulo=Gest%E3o%20de%20Estoques>. Acesso em: 14 dez. 2010.

Se gostou do conteúdo siga-nos no twitter http://www.twitter.com/concursosemadm

Um comentário:

  1. Matérias-primas (MP)
    Materiais complementares
    Materiais em processo (WIP – work in process)
    Produto acabado
    Itens de manutenção, reparo e operações - MRO
    Produtos para revenda

    ResponderExcluir